Introdução de "Brasil: território e fronteiras"

Toda a área que corresponde ao Brasil, constitui seu território. O território é aquela parte de um país na qual esse exerce domínio e soberania. Nosso país tem um território muito vasto, alguns países até são menores que muitos estados do Brasil.

Uma das características do Brasil é ser contínuo. Os Estados Unidos, por exemplo, é um país descontínuo pelo fato da existência do Alasca, que fica a milhares de quilômetros da parte principal do país. Alguns países, assim como o Brasil, são contínuos, no entanto, contém algumas ilhas. A existência de infinitas ilhas em um país não o tira essa característica.

Tanto no sentido norte-sul e leste-oeste, o Brasil apresenta grande extensão. Isso faz com que ele seja um país de dimensões continentais.

O Brasil está totalmente a oeste do Meridiano de Greenwich, ou seja, ele está em totalmente localizado no hemisfério Ocidental. O problema é que nosso país não está totalmente ao sul, ou ao norte. Mais de três quartos do Brasil está a sul, no entanto, o restante está a norte. Sabemos disso devido a Linha do Equador.

Para sabermos onde qualquer lugar do mundo está localizado, utilizamos as coordenadas geográficas. A latitude, medida em graus, indica se o local está a norte ou a sul, de acordo com a Linha do Equador. A longitude, também medida em graus, indica se o local está a leste ou a oeste, de acordo com o Meridiano de Greewich.

Como nosso país é bem grande, ele possui três fusos, sendo um deles nas ilhas e os outros dois na área continental. Os três estão atrasados em relação ao Meridiano de Greenwich. Mas o que é fuso horário?

Fuso horário é uma faixa imaginária que se estende de um polo a outro, ou seja, de leste a oeste, ou de norte a sul. Se vinte lugares, por exemplo, estiverem localizados na mesma faixa, marcaram horários iguais.

O horário de nosso planeta está estabelecido de acordo com o meridiano de Greenwich, ou seja, com zero grau de longitude. Qualquer lugar a leste desse meridiano, atrasa-se uma hora. Os lugares que estiverem a oeste, adianta-se uma hora. Os fusos foram criados a partir dos limites territoriais (do território) dos países.

Os países apresentam limites que os separam dos vizinhos. Na maioria das vezes, esses limites são estabelecidos a partir de acordos e tratados. Por meio disso são criadas linhas imaginárias que são estabelecidas em depressões em geral, ou marcos construídos.

Muitas vezes, confundimos limite com fronteira, mas há uma diferença: a fronteira é mais usada para designar uma faixa do território de um país que se estende ao longo do limite. Caso o país seja banhado pelo oceano, estabelece-se uma fronteira marítima.

As fronteiras podem ser povoadas. Caso isso aconteça, pode haver um intenso intercâmbio comercial e cultural entre os países.

A Ponte da Amizade liga Foz do Iguaçu à Ciudad del Este. Ela passa pelo rio Paraná. Foz do Iguaçu liga, além do Paraguai, à Argentina. Muitas vezes por dia, milhares de paraguaios, brasileiros e argentinos cruzam as fronteira para estudar, comprar ou trabalhar no território vizinho.

Muitos países exercem defesa e proteção do território. A fronteira terrestre, de acordo com o governo brasileiro, apresenta cerca de 150 quilômetros, enquanto a marítima apresenta apenas 22, a partir da costa.

Isso e mais um pouco você confere ao decorrer de sua leitura.