As contribuições islâmicas

Os muçulmanos deram importantes contribuições para o estudo da matemática e das ciências naturais. Na matemática, introduzimos o zero e os algarismos hoje conhecidos como arábicos. Promoveram também o desenvolvimento da álgebra, da geometria e da trigonometria. Nas pesquisas em ciências naturais, descobriram várias substâncias e descreveram processos químicos como a destilação, a filtração e a sublimação. Aprofundaram também os estudos de medicina, por meio da dissecação de cadáveres.

O livro, tal como o conhecemos hoje - uma sequência de páginas encadernadas, com título e tema definido - foi criação dos árabes.

Os islâmicos também exerceram grande influência na arquitetura das áreas conquistadas, principalmente na contrução de mesquitas e outros prédios públicos.

Cabe lembrar, finalmente, que os árabes foram responsáveis pela difusão de criações culturais de outros povos. O uso e a fabricação de papel, a tinta para caneta e a pólvora - utilizados de início pelos chineses - tornaram-se conhecidos por meio das trocas comerciais realizadas pelos árabes.