Fronteiras: intercâmbio entre os países

As faixas de fronteira entre dois ou mais países podem ser povoadas, existindo, muitas vezes, um imenso intercâmbio comercial e cultural entre os habitantes dessas áreas.

A Ponte da Amizade liga as cidades de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, e Ciudad del Este, no Paraguai. A ponte localiza-se sobre o rio Paraná, limite entre os dois países.

A cidade de Foz do Iguaçu situa-se na faixa de fronteira mais movimentada do país. Nessa cidade, o Brasil limita-se com outro pais, além do Paraguai: a Argentina. Em todos os dias, centenas de brasileiros, paraguaios e argentinos cruzam os limites de seus países para trabalhar, estudar ou mesmo fazer compras no território vizinho.

Geralmente, os países exercem tarefas de defesa e proteção do território em suas faixas de fronteira (terrestres ou marítimas). A faixa estabelecida pelo governo brasileiro para a fronteira terrestre apresenta cerca de 150 quilômetros, calculados com base no limite que separa o Brasil de seus vizinhos. A faixa estabelecida para a fronteira marítima de nosso país é de 22 km, a partir da costa.